Coloque na sua bagagem chapéu, boné e protetor solar. Leve roupas leves e informais. E claro não esqueça a sua câmera digital para imortalizar cada instante da sua viajem há Jeri.
Em Jericoacoara não há banco ou caixas eletrônicos, somente em Jijoca. Quase todas as lojas e restaurantes aceitam cartão de crédito. Só em Jijoca você vai achar um Banco do Brasil, Bradesco e Casa Lotérica.
Jericoacoara dispõe de um Posto de Saúde e uma UPA 24hs, o hospital fica em Jijoca (20km) há cerca de 45min, mas não atende a todos os tipos de problemas, os casos mais graves são encaminhados para Acaraú (60km). Há farmácias em Jericoacoara.
Não deixe de colocar uma pequena lanterna na sua bagagem, em Jericoacoara não existe iluminação pública nas ruas, pois o lugar é um Parque Nacional.
Em Jeri, a voltagem na vila é de 220V.
Jericoacoara é um convite para esportes ligados a natureza. Aprenda o Windsurf ou para mais emoção faça um mini-curso de Kitesurf em Preá com instrutores qualificados.
Muito bom ir de manhã para a Pedra Furada, cartão postal de Jericoacoara, porque a maré está baixa e pode-se observar vários aquários naturais. Legal seria alugar um cavalo e ir ao longo da praia ou pelo serrote, também convêm ir à pé. Para aqueles que não gostam de esforços, existem também charretes, assim aproveita o passeio sem cansaço.
Reserve com antecedência a sua pousada ou hotel, Jeri é um vilarejo pequeno e em cima da hora é difícil achar uma vaga.
Para preços menores a melhor época para ir é fora da alta temporada e feriados. Jericoacoara é muito mais tranquila e os preços das pousadas são bem reduzidos.
Conheça o Farol, ponto ideal para ver um belíssimo nascer do sol. A gigante duna bem ao lado da vila oferece um espetacular pôr-do-sol com inicio aproximado as 17:30h e na descida experimente o Sandboard.
Para um lugar mais naturalístico e tranqüilo vá a Praia Malhada, o local é muito frequentado por surfistas pelas boas condições de ondas.

No passeio até Tatajuba (25 km de Jericoacoara) conheça os pontos turísticos mais interessantes da região como o mangue seco, o berçário de Cavalos marinhos, e atravesse o braço do rio Guriú.

Qualquer mês do ano é bom para visitar a Praia de Jericoacoara. O clima é quase sempre igual, sol e ventos fortes. Somente após o período de fevereiro até junho que começa o período de chuvas.

Lembre-se enfim que toda a área de Jericoacoara é protegida por leis federais, então, CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE, não SUJE a praia, não DIRIGIA dentro das áreas demarcadas nas dunas, e se possível vá a pé, deixe o carro no estacionamento na entrada da vila.